Quando você transforma seu hobbie em profissão

Mudar da medoMuito prazer, meu nome é Patrícia, ou simplesmente Paty.
Me formei em 1999 e nesse mesmo ano, eu começava minha carreira de secretária executiva no Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, uma organização da sociedade civil de interesse público, fundada na época pela então Primeira Dama do município de Ribeirão Preto, Mariana Aude Jábali.
Foram 17 anos, isso mesmo! 17 anos!!! Como o tempo passou depressa...
A minha carreira começou junto com as atividades da ONG e como não tínhamos outros funcionários, toda a gestão administrativa/financeira ficou sob a minha responsabilidade.
Fazia tudo com entusiasmo, dedicação, e, o que mais me atraia nesse trabalho era a oportunidade de ajudar o próximo. O Terceiro Setor é algo que me fascina!

Logo vieram as necessidades do mundo digital: o site institucional da ONG e as redes sociais, eu passava horas estudando, vendo vídeos, lendo tutoriais, testando programas, como resultado,  finalmente criei o primeiro website da instituição! Que orgulho!

Quando vi, já não estava no mesmo lugar!

A partir daí vieram a FanPage, o gerenciamento da rede local e os e-mails marketing para os voluntários, empresas parceiras e outras instituições sociais.
Até que um dia, uma amiga me pediu ajuda com a FanPage da empresa de cartonagem.
Ela queria aumentar o número de curtidas, ampliar a quantidade de postagens e divulgar os kits que ela fabricava.
Conclusão: encarei isso como um hobbie e a ideia deu super certo! Por conta disso, ela começou a falar do meu trabalho para outras pessoas e quando vi, já estava com 7 clientes.

Mas era algo simples, eu trabalhava as imagens, o conteúdo das postagens, sem me aprofundar em questões como estratégias de marketing, planejamento de campanhas, analisar resultados… e isso me incomodava, ou seja, eu sabia que isso era muito pouco, diante das infinitas possibilidades.
Em 2016, como a ONG já não tinha mais recursos financeiros para se manter, fui dispensada.
Comecei a trabalhar com um amigo na área de TI, e o mesmo me sugeriu: “por que você não investe em mídias sociais? Você gosta! Faz isso pra algumas pessoas, transforma isso em negócio”.

Foi aí que eu virei a chave!

Resultado: isso ficou na minha cabeça, eu precisa mudar a minha vida, precisava de novos desafios!
Em 2017, fiz um curso de 8 meses em Marketing Digital, da Udacity Brasil.
Pensei: “É isso que eu preciso!”.
O curso reuniu todos os fundamentos do Marketing Digital, desenvolvido em parceria com grandes empresas, como o Facebook, Amazon, Google, Nvidia e tantas outras, uma plataforma dinâmica e o custo benefício vale a pena.
Mas ainda assim, passei alguns dias analisando os conteúdos, me perguntando se eu daria conta de estudar novamente, acompanhar o curso, mas o incentivo da minha família e dos meus amigos e a necessidade de mudar o rumo da minha vida me fizeram encarar esse novo aprendizado.
Fiz o curso, continuo estudando, fazendo projetos (aliás esse post faz parte de um dos projetos) e com muitos planos pela frente!